Desnutrição

Reparem bem na expressão desta criança. Não, não é fome: é o terrível cortejo que a acompanha e que origina a disfunção de muitos órgãos – coração, pâncreas, fígado – a disfunção de sistemas como o cardiovascular, urinário, gastrointestinal, endócrino, imunitário, circulatório, glandular… “Trocado por alguns miúdos”, a circulação sanguínea está reduzida, o coração funciona mal (muitas crianças morrem de ataque cardíaco), os rins são ineficientes – daí as infecções urinárias, também os intestinos cujas mucosas estão atrofiadas, são facilmente nas suas funções; os músculos respiratórios são facilmente fatigados, falta energia à criança; as glândulas sudoríparas, lacrimais e salivares estão atrofiadas, o fígado não tem capacidade para metabolizar, eliminar toxinas… Isto até parece um artigo de medicina!!!

Só queria que entendessem que atrás destes “palavrões” vem o tal cortejo. Diarreia, anemia, desidratação, baixa temperatura corporal, edemas, otites (muito frequentes), úlceras/chagas na pele, desenvolvimento mental e comportamental retardado, etc, etc, etc…!

Olho para as crianças como esta e fico sem palavras. Sei que ali já não habita fome, senhoria de inquilinos como o frio, a confusão e a dor, tanta…!

Olhem de novo para esta criança: que outra expressão poderia ter este ar assustado? Como se ela nos perguntasse: Porquê?

As respostas estão nas reflexões de cada um. E também na nossa consciência. 

Do Chibuto com amizade para todos os Aparfianos. Estamos juntos!

Ana Maria



Comentários